segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

02/01 - Caleta Olivia - Argentina à Cerro Sombrero - Chile

862 Km rodados.

Saímos de Caleta Olívia às 8:00 hs.

Temperatura excelente para andar de moto, saímos com a temperatura amena e no meio do dia quando começou a esquentar, logo em seguida a temperatura caiu novamente e foi só caindo conforme estávamos indo mais para o Sul.

Tivemos sorte com o vento, pelas nossas previsões, nesse dia já deveríamos estar sofrendo com o ele, mas 70% do tempo 3stava soprando a favor da nossa direção, nos outros 30% do tempo, o pneu da minha moto já sentiu o problema, está mais gasto do lado esquerdo ...

Nesse dia encontramos muitos guanacos mortos na beira da estrada, mais de 30, alguns eram claros que por atropelamento, pois haviam marcas do fato na estrada, outros estavam afastados da estrada, então pensamos na possibilidade de alguns desses guanacos terem sido mortos a tiro.

Encontramos novamente com alguns brasileiros na estrada, primeiro uma Land Rover sozinha e depois em uma parada, 6 Land Rovers andando juntas, todas fazendo parte de um mesmo grupo indo para o Ushuaia.
Mas o mais inusitado, foi encontrar 2 caras de Curitiba viajando para esses lados com um fusca!
Conversamos com eles em um posto de gasolina, nos deram a dica de como estava a parte de ripio e alguns cuidados que deveríamos tomar. Os caras são super gente boa, nos passaram o endereço de seu blog, http://fuscanapatagonia.blogspot.com/.

A idéia era dormir em Rio Gallegos, mas como gastamos bem menos tempo que o previsto resolvemos andar mais um pouco e ganhar o tempo de 1 das Aduanas que teríamos que fazer no dia seguinte e dormir em Cerro Sombrero no Chile, a última cidade antes de pegar o trecho de ripio.
Quando paramos para abastecer em Rio Gallegos, encontramos um agentino com uma Falcon toda mexida, tinha um segundo escape falso, 2 baús quadrados de alumínio, bolha alta, protetor de motor e adesivos diversos.
Conversamos com o camarada sobre a idéia de ir até Cerro Sombrero e ele nos incentivou a seguir em diante, pois o tempo estava muito bom e não se sabia se no dia seguinte estaria igual, pois aqui o tempo muda muito rápido.
Além de ganhar o tempo da aduana no dia seguinte, pegaríamos o trecho de ripio bem cedo, sem movimento e sem vento, pois normalmente o vento sopra mais forte no período da tarde.
Não sabíanmos se teria disponibilidade na única hospedaria desse povoado, risco assumido e seguimos em frente.
Quando pegamos a balsa para fazer a travessia do Estreito de Magalhães, um chileno que é funcionário da balsa, puxou assunto conosco, pois trabalhou algum tempo na Petrobrás no Brasil.
Conversando com ele sobre nossos planos ele apresentou ao Gel, o dono da hospedaria que estava na balsa no mesmo momento, foi muita sorte. Ele já nos adiantou o preço e que teria vaga, então ficamos mais tranquilos.
Surpresa, a hosperaria era ótima, recomendamos a todos que queiram fazer um roteiro parecido.
Logo que chegamos, já fomos direto para o Restaurante, pois estava quase na hora da cozinheira ir embora e o jantar foi muito bom.
Já eram 21:30, porém com o dia ainda muito claro, somente as 22:30 começou a escurecer.

Seguem algumas fotos de hoje.

Filhote de Guanaco na beira da pista.

A 100 km de Rio Gallegos.