sábado, 15 de janeiro de 2011

11/01 - São Borja à Curitiba (Adriano)

1047 km rodados.

O dia começou com o pessoal do Hotel resolvendo um grande problema que eu tive ao voltar para o Brasil.
Eu não estava conseguindo sacar dinheiro no Banco do Brasil, devido a uma mudança no procedimento que ocorreu na última semana do ano e eu não queria esperar a agência abrir para tentar resolver o problema, queria sair o mais cedo possível para rodar até Curitiba e ficar um trecho pequeno para o último dia.

O pessoal do Hotel foi 10! Trocaram o restante de pesos que eu tinha (apenas R$ 35,00) e passaram um valor a mais da minha conta no cartão de crédito e me voltaram o troco em dinheiro, R$ 50,00.
Assim eu tinha dinheiro suficiente para todos os pedágios e algum pequeno imprevisto durante a viagem. Gasolina, Hotel e Comida eu conseguiria pagar com cartão facilmente aqui no Brasil.
Mais uma vez, OBRIGADO ao pessoal do Hotel Al-Manara em São Borja.

Voltando à estrada, foi muito mais difícil rodar 1.000 km em um dia aqui no Brasil do que na Argentina. Acredito que diversos motivos levaram a isso.
Aqui no Brasil as estradas passam mais dentro das cidades do que lá, então além da velocidade diminuir nesses trechos, frequentemente exitem radares, lombadas e semáforos.
Outro detalhe é a condição da estrada em si, a BR-116 está muito ruim a pista que vem do sul, acho que vem mais caminhão pesado do que vai, isso detona mais o asfalto e gera dificuldade para os carros e caminhões mais leves fazerem as ultrapassagens.
A estrada com mais subidas, descidas e curvas também atrapalha mais o tráfego dos caminhões, gerando mais acúmulo de carros enfileirados na estrada.
E o mais chato de todos para os motociclistas, a grande quantidade de pedágios, o valor até pequeno para as motos, mas são muitos pedágios, o que atrapalha bastante o rendimento da viagem, é muito tempo perdido em cada parada.

Devido a tudo isso, minha avaliação de que foi mais difícil rodar 1.000 km em um dia no Brasil do que na Argentina.

Dei sorte com o tempo nesse dia, não estava tão quente como na ida e também não choveu, o dia estava abafado mas bem nublado, a falta do sol alivia a temperatura.
Somente quando cheguei em Curitiba, faltando uns 20km pra chegar ao Hotel, começou a chover, foi um trecho bem pequeno de chuva para um dia inteiro de viagem.

O principal motivo que me levou a fazer esse trecho maior e deixar um trecho curto (500 km) para o último dia, foi devido às chuvas que estavam caindo em São Paulo.
Como no último dia eu teria que atravessar São Paulo ou fazer um desvio por Peruíbe/Bertioga, eu queria ter tempo para avaliar a melhor alternativa.

Bom, já estou no hotel e agora só mais um dia de estrada e estou em casa.
Vou acompanhar o noticiário para ver como está a situação em São Paulo e decidir a melhor alternativa para ir embora amanhã.

Para fechar o dia com chave de ouro, vou comer um "espeto corrido" por R$ 12,00 na churrascaria ao lado do Hotel, preço promocional para hóspedes do hotel em dia de semana.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário